Alfredo Moreira Macedo nasceu a 9 de Janeiro de 1988 em Braga. Iniciou os estudos musicais aos 9 anos, na Banda Musical de Oliveira, com o seu Tio Cândido Bastos. Começou por aprender trompete, mas mais tarde, aos 11 anos, ingressou no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga na Classe de Trompa do professor Joaquim Vidal, com quem estudou 3 anos.
A partir do 4º grau de Trompa, integrou a Classe do professor Nelson Braga.
Em 2011, terminou a Licenciatura de Música, na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto, variante de Trompa, sob a orientação dos professores Abel Pereira e Bohdan Sebestik. Em 2019 terminou, o Mestrado em ensino de Música, na Universidade do Minho na Classe do professor Bruno Rafael.             
Ao longo do seu percurso musical frequentou diversos cursos e master classes de aperfeiçoamento de Trompa com trompistas como, J. Bernardo Silva, Abel Pereira, Jonathan Luxton, Hélder Vales, Javier Bonet, Froydis Ree Wekre.
Trabalhou também em master classes e cursos de aperfeiçoamento de metais com professores como: Jonh Aigi, Vítor Faria, Zeferino Pinto, António Silva, Fernando Ribeiro, Valdemar Pinto, Kevin Wauldron e Sérgio Carolino.
Como professores de música de câmara, teve a oportunidade de trabalhar com professores como, Nuno Pinto e Hugues Kestman.
Em Orquestra, frequentou, o I Estágio da Orquestra Juvenil “Barcelos 2005” sob a direção do Maestro Florin Totan e do Maestro António Baptista, estágio da Orquestra de sopros em Vila Real com José Ricardo, V estágio da Orquestra de Jovens dos Conservatórios Oficiais de Música – OJ.COM, em Braga, onde fui chefe de naipe, sob a direção do maestro Martin André, VI Estágio da Orquestra de Jovens dos Conservatórios Oficiais de Música – OJ.COM, em Ponta Delgada, sobre a direção do Maestro Pio Salotto, 1º Estágio Banda Sinfónica Sá de Miranda, em Amares sob direção de Gil Magalhães, II Encontro Ibérico Americano de Música, integrando a Orquestra de Sopros, com direção do professor António Saiote e 1º Encontro Nacional de Jovens Músicos ENJM, com o Maestro Joel Monteiro.
Em 2003 obteve uma menção Honrosa no 1º Nível do I Concurso de Composição, realizado no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga e em 2006/2007 ficou colocado em 3º lugar nas provas realizadas no CMCGB, para tocar a solo com a Orquestra do Norte
Trabalhou com maestros como, Alberto Bastos, Barbara Franck, Francisco Ferreira, Hugo Ribeiro, Manuel Miranda, António Ferreira, Márcio Pereira, Paulo Matos, Vítor Matos, Eugénio Amorim, Yuri Nasushkin, Harry Lyth, Rui Massena, Valdemar Sequeira, Giovani Goulart, Joel Monteiro, Rodolfo Moura, Filipe Cunha, Martin André, Tiago Correia, António Baptista, António Saiote, Florian Totan, Gil Magalhães, José Ricardo, Jonh Aigi, Martin André, Pio Salloto, António Ferreira, Dimitris Spouras e José Eduardo Gomes entre outros.
Participou em vários musicais e óperas com o Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga e Conservatório de Música de Barcelos os quais se destacam; “The Sound of Music”, “Soap Opera” (um espectáculo musical a partir de “A Night At The Opera” e “A Day At The Races dos Queen”), “A Little Night Music”, “West Side Story” e “A Sina de Carmen".
Trabalhou com a Orquestra de Câmara de Braga, Orquestra Filarmónica de Braga, fez parte da Orquestra Momentum Perpetuum e foi membro do grupo “Sopros do Zeca”.
Durante a sua licenciatura na ESMAE, frequentou a disciplina opcional de direção coral e orquestral com a professora Barbara Frank.
De salientar que em julho 2008 participou numa tournée em Itália, com a Orquestra Momentum Perpetuum, onde fez concertos em Florença, Perugia, Montecatini e Ilha de Ischia.
De 2013 a 2019, foi professor de trompa, orquestra e iniciação musical na Academia de Música Fernando Matos (Guimarães).
Em 2015 e 2016 apresentou-se a solo com a Banda Musical de Oliveira.
Em 2019 foi Maestro da Banda Musical de Ribafeita (Viseu).
Atualmente, é responsável musical do grupo “Sons de Barro”, diretor artístico do grupo TheClassic, maestro do grupo infanto juvenil de Cervães e do Grupo Coral de Cervães.
Leciona trompa e classes de conjunto no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, trompa na Escola de Música Masof e na AECA em Amares. É diretor pedagógico e professor de trompa da Escola de Música da Banda Musical de Oliveira.

� Banda Musical de Oliveira - Todos os direitos reservados